quinta-feira, abril 25Notícias Importantes
Shadow

Doze Passos para Estudar, Ensinar e Aplicar a Bíblia Corretamente

Você precisa estudar mais a sua Bíblia! Todos nós precisamos! E eu quero te mostrar o melhor jeito que eu conheço de fazer isso. 

Como a Bíblia veio a existência, o povo de Deus – primeiro Israel, depois a Igreja – deve não somente entender os componentes individuais da história de Deus e sua própria existência, mas também o tema mais abrangente. Jesus mesmo, estabeleceu o precedente demonstrando a importância e a validade de buscar entender a “grande história” de Deus, quando Ele concisamente explicou a metanarrativa (ou micronarrativa) das Escrituras para Seus discípulos em Lucas 24. Os versículos 27 e 44-47 são reveladores:

E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras… E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras. E lhes disse: “Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Lucas 24:27,44-47

Jesus tocou no começo, meio e fim da história, no passado, presente e futuro da história da redenção. Ele estava completamente consciente que Sua própria vida, morte e ressurreição eram os componentes chaves e as condições necessárias da história. E durante o climax dela, Ele lembrou a todos os ouvintes – e, por extensão, a nós – que a razão e o propósito da história não era outro se não a glória do Seu Pai: 

“Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora. Pai, glorifica o teu nome! ” Então veio uma voz do céu: “Eu já o glorifiquei e o glorificarei novamente”. João 12:27,28

É nossa alegria e privilégio como Seus filhos buscarmos ganhar uma compreensão mais profunda dessa incrível história da glória de Deus, assim também como nossos papéis, e o melhor jeito de fazer isso é estudar a Bíblia, regularmente e por completo. 

Com isso em mente, meu amigo Bill Jones e eu desenvolvemos um plano de 12 passos para ajudar você a estudar, ensinar e aplicar a Palavra de Deus em todas as áreas da sua vida e para a glória Dele entre todos os povos do mundo.

Nossa oração é que Deus use esse Sistema Indutivo de Estudo da Bíblia para transformar você mais e mais a imagem de Jesus Cristo e ajudar você a viver mais e mais para a glória de Deus

A. FAMILIARIZE

  1. LEIA o livro ou passagem repetidamente e observe pessoas, lugares, eventos, tópicos, palavras-chave, significados, conceitos, princípios, mensagens, assuntos difíceis e perguntas, etc. (Nós também recomendamos altamente ler a Biblia toda regularmente, i.e ler a Bíblia completa uma vez por ano. O app da Bíblia YouVersion é uma ótima ferramenta para ajudar você a fazer isso.)

B. ANALIZE

  1. ESTRUTURALMENTE — i.e., desenvolva um esboço da passagem (tão breve ou tão detalhada quanto você desejar)
  1. CONTEXTUALMENTE (incluindo cronologicamente) — contexto (“pano de fundo”) do livro ou passagem: cultural, histórica/cronológica, sociopolítica e geográfica, incluindo detalhes de cada evento (quem, o que, onde, quando, por que) 
  1. BIOGRAFICAMENTE — detalhes das vidas das pessoas encontradas, características pessoais, seu trabalho e ministério, suas fraquezas e forças, etc.
  1. TOPICAMENTE (incluindo linguisticamente) — estude alguns dos temas chave, tópicos, princípios e conceitos, com definições e explicações das palavras-chave.
  1. BIBLICAMENTE —Como o livro ou passagem, e seus tópicos e princípios combinam com o resto dos ensinamentos das Escrituras?  Como a Bíblia vê e interpreta a si mesma?
  1. TEOLOGICAMENTE — O que o livro ou a passagem diz a respeito da doutrina e da teologia? (Especialmente coisas como bibliologia, Teologia do Pai, Cristologia, Pneumatologia, Soteriologia, Hamartiologia, Antropologia, Eclesiologia, Escatologia)
  1. DOXOLOGICAMENTE — O grande plano e desejo de Deus é ser conhecido e adorado em todas as áreas de vida (doxologia) O que o livro ou passagem nos ensina sobre viver e ser “para o louvor da Sua glória” (Ef. 1:12)
  1. MISSIOLOGICAMENTE —  O grande plano e desejo de Deus também é ser conhecido e adorado entre todos os povos do mundo (missiologia). O que o livro ou passagem ensina sobre o grande e glorioso Deus e Sua missão global?

C. SINTETIZE

  1. RESUMA sucintamente o significado do livro ou passagem.

D. INTERNALIZE

  1. MEMORIZE/MEDITE nas ideias e versos centrais da passagem.

E. O último passo?

  1. APLIQUE a Palavra de Deus com o objetivo de vê-Lo glorificado em todas as áreas da sua vida e entre todos os povos do mundo.

_________________________________________

Sobre o Autor: JOÃO MORDOMO, PhD – Desde seu encontro com Cristo, aos 16 anos, João tem a paixão de glorificá-Lo! Ele é um “Empresário da Grande Comissão”, apaixonado por começar e liderar qualquer coisa – agências missionárias, igrejas, negócios – que ajude a cumprir a Grande Comissão. Ele ama falar, ensinar, pregar e escrever sobre a glória de Deus em todas as áreas de vida, entre todos os povos do mundo. Mais informações e contato, clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?