sexta-feira, abril 19Notícias Importantes
Shadow

Como entender melhor a Bíblia: O que são textos descritivos e textos mandamentos?

Muitos leitores da Bíblia confundem-se muito em seus estudos ao não entender algo muito importante para o estudante da palavra de Deus: a diferença que devemos fazer entre pelo menos dois tipos de textos da Bíblia: os que contém mandamentos de Deus e textos que são descritivos. Por exemplo: por que o personagem Ló transou com as próprias filhas? Deus aprovou isso? Por que Noé ficou bêbado, isso foi algo que Deus aprovou? Por que homens de Deus tiveram várias mulheres, isso era aprovado pelo Senhor?

Essas perguntas acima são apenas algumas que confundem muitos leitores. Compreender a diferença entre textos com mandamentos e princípios de vida e textos descritivos irá te ajudar muito em seus estudos, em perceber detalhes que vão te ajudar a fazer uma interpretação correta do que a Bíblia diz!

(1) TEXTOS DESCRITIVOS

Como o próprio nome nos indica eles descrevem algo. Não temos na descrição nenhuma aprovação ou desaprovação, a não ser que seja pontuada claramente. Por exemplo, a Bíblia cita Deus conversando com o diabo: “Então, perguntou o SENHOR a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela” (Jó 1:7). Muitos leitores apressados irão tirar conclusões equivocadas, achando que Deus conversa com o diabo frequentemente, que Deus e o diabo estão lado a lado (são amigos?), que Deus tem uma relação amistosa com Satanás. Essas são conclusões equivocadas. Um texto descritivo descreve uma história tal qual como ocorreu. Observe que o autor não faz análises e nem tira conclusões desse diálogo entre Deus e Satanás, ela apenas narra conforme ocorreu (descreve). Por isso, nos textos descritivos devemos ter muito cuidado ao formular conclusões e aplicações do texto.

Temos centenas desses textos na Bíblia. Cabe aos leitores estudar de forma equilibrada para evitar tirar conclusões equivocadas desse tipo de texto, já que o foco principal deles é informar uma determinada história ou acontecimento tal como ocorreu.

É claro que é possível fazer algum juízo de valor sobre essas histórias usando outros textos que nos mostram a vontade de Deus para um fato parecido ou igual. Por exemplo: a Bíblia narra alguns servos de Deus que praticaram a poligamia. Isso é citado de uma forma descritiva, mostrando a realidade dos fatos como aconteceram. Inclusive, não temos narrativas descritivas de Deus repreendendo muitos deles, nem lançando sobre eles alguma punição, o que leva muitos “apressados” a concluir que Deus não ligava para a poligamia. No entanto, em casos como esses conseguimos, por exemplo, usar Gênesis 2:24 e Deuteronômio 17:17 que nos ajudam a perceber que tais atitudes desses homens não eram apropriadas, mesmo que não tenham sido condenadas no texto descritivo.

Dessa forma, textos descritivos devem ser estudados com cuidado especial. E conclusões morais, ou que contenham algum juízo de valor, ou aplicações do texto, devem ser cuidadosas, com análises amplas do contexto.

(2) TEXTOS COM MANDAMENTOS

Os textos com mandamentos são bastante claros, pois geralmente contém neles ordens diretas para fazer algo ou para não fazer algo. Vejamos um exemplo de cada. 

Para fazer algo: “Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força” (Marcos 12:29-30). Observe que temos aqui uma ordem direta do que deve ser feito. É o que chamamos de mandamento positivo. Ele envolve uma recomendação de uma ação positiva direta. No exemplo citado a ordem é focada no exercício do amor a Deus com todo o ser da pessoa.

Para não fazer algo: “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo” (Êxodo 20:17). Esse é o tipo mais comum de mandamento que consta na Bíblia. Observe que geralmente começa com “não” ou alguma outra palavra que indique uma postura que não deve ser tomada. É uma ordem negativa direta do que não se deve fazer. No caso acima fica claro que não é para cobiçar nada.

Talvez alguns pensem que saber somente esses conceitos é suficiente. No entanto, até mesmo entre os mandamentos deve existir cuidados no estudo. Você sabia que existem mandamentos que foram dados para certo momento de história de Israel e não precisam ser obedecidos hoje em dia? Vamos a um exemplo: “Não oferecerás o sangue do meu sacrifício com pão levedado; nem ficará o sacrifício da Festa da Páscoa da noite para a manhã” (Êxodo 34:25). Aqui temos uma estrutura clara de um mandamento como já aprendemos (começa com “não”). Mas ele deve ser obedecido hoje em dia? A análise ampla do texto irá nos mostrar que se tratava de um mandamento sobre a páscoa judaica. Mas após Cristo sabemos que não mais fazemos os sacrifícios de animais, pois o sacrifício de Cristo foi suficiente, logo, o mandamento acima não é mais usado em nossos dias, Cristo o cumpriu plenamente e para sempre! Percebe como o estudo da Bíblia deve ser cuidadoso e dedicado?

Para saber mais sobre esse tema, veja este estudo: É verdade que todo o Antigo Testamento foi abolido após Cristo?

Dessa forma concluo animando a todos os estudantes da Bíblia a que se dediquem cada vez mais. Quanto mais se conhece sobre os textos mais eles ficam fáceis de compreender, de interpretar corretamente! Não desanime, nem desista, continue firme nessa grande aventura de compreender melhor a cada dia a Palavra do Senhor!

O post Como entender melhor a Bíblia: O que são textos descritivos e textos mandamentos? apareceu primeiro em Esboçando Ideias.

× Como posso te ajudar?