quinta-feira, março 28Notícias Importantes
Shadow

4 verdades bíblicas sobre o sofrimento que precisamos aprender nessa pandemia

Por que sofremos em nossa vidas? Essa é a resposta que todos queremos! Saber porque algo acontece nos deixa um pouco mais aliviados (ou talvez revoltados). O fato é que podemos sofrer por pelo menos dois motivos: o primeiro motivo são nossos próprios atos. Coisas que fazemos ou omissões de nossa parte nos trazem sofrimento. O segundo nem sempre está ligado a algo que fazemos ou não, está ligado a vontade de Deus, o plano de Deus, a permissão de Deus. Por que estamos passando por uma pandemia? Será que fizemos algo? Ou é algum plano de Deus para os homem? Ou uma combinação das duas coisas? É difícil chegarmos a uma conclusão!

Mas o fato é que existem quatro verdades que estão diante de nossos olhos, verdades que precisamos analisar. Verdades que talvez não nos ajudem a entender perfeitamente o porquê, porém, nos ajudarão a enxergar melhor o para quê! E essa verdades são ensinadas pelo autor da carta aos Hebreus, ao analisar como Cristo enfrentou o sofrimento.

Verdades sobre o sofrimentos que precisamos aprender

(1) O sofrimento atinge a todos

“embora sendo Filho…” (Hebreus 5:8). Jesus é Deus, a Bíblia afirma isso. Porém, observamos que quando se fez homem também teve sobre si os sofrimentos como parte de Sua vida. Não existe nenhuma classe privilegiada que não sofre. Alguns, claro, sofrem mais, outros, menos, mas todos sofrem. Nós sofremos por causa de nossa natureza pecaminosa. Cristo sofreu porque se fez homem e aceitou o sofrimento para nos abençoar. Essa lição nos ajuda a entender que estamos unidos para vencer nossas dores. O apóstolo Pedro trouxe essa verdade consoladora a seus leitores: “resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo” (1 Pedro 5:9). Sofrermos juntos traz menos dor ao nosso sofrimento! Saiba que muitos estão sofrendo e acalme seu coração!

(2) O sofrimento pode gerar mais do que o sofrimento

“embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu” (Hebreus 5:8). Quando achamos que o sofrimento permitido por Deus ou mesmo aquele que nós mesmos provocamos é um fim em si mesmo nos tornamos pessoas que não suportarão passar por ele. Aqui observamos que existiu um aprendizado no sofrimento que Jesus passou! O sofrimento pode produzir bênção! Isso mesmo! Essa é a grande graça derramada por Deus sobre nós. O sofrimento pode frutificar! Mas é preciso uma atitude nossa nessa direção. O texto diz que Jesus “aprendeu”. E eu e você, vamos aprender? Ou vamos apenas reclamar? Ou vamos apenas sentar e chorar? Percebe como tem muito a ver com a forma de olharmos e encaramos os sofrimentos? Se você está sofrendo agora, lute para que o sofrimento gere mais do que dor e angustia, ainda que seja difícil!

(3) O sofrimento pode gerar aperfeiçoamento (quando é bem aproveitado)

“e, tendo sido aperfeiçoado” (Hebreus 5:9). A Bíblia mostra que Jesus foi um bebê, que Ele cresceu em todos os sentidos, em graça, sabedoria e estatura (Lucas 2:52). Isso mostra aperfeiçoamento constante. Mas existe algo que também nos aperfeiçoa: o sofrimento! Ele tem esse poder, é inegável! É claro que quando fala de Jesus, o autor de Hebreus tem em foco o que Jesus fez em Sua obra, o que conquistou vencendo todo Seu sofrimento, angústia, dor, morrendo em nosso lugar para nos salvar! Mas de certa forma todos nós temos também algo a conquistar com nossas dores! Algo a aperfeiçoar! O que será que Deus quer aperfeiçoar em você nesse período difícil de pandemia ou outra dor que você esteja passando? Já pensou por essa ótica? Pensar assim tira um pouco nossa mente do sofrimento e transporta-nos ao caminho da esperança, do aprendizado, da perseverança e de uma série de outros bons frutos que podem nascer em nós nesse tipo de situação! Não é uma bênção?

(4) O sofrimento pode nos transformar em algo que agrada a Deus

“e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem” (Hebreus 5:9). Quem você é agora? Quem você era antes de começar todo seu sofrimento e dificuldades? E quem você será depois disso? Jesus enfrentou um grande sofrimento e conquistou, tornou-se algo que agradou a Deus! Fez a missão que lhe estava confiada! Qual a missão de Deus para sua vida? Quem Deus quer que você se torne? O fato é que o sofrimento permitido por Deus nos dá ferramentas para nos tornar pessoas melhores, pessoas que agradam a Deus. Pessoas que de forma alguma nos transformaríamos caso tivéssemos uma vidinha mansa e tranquila. Deus é chamado de Pai na Bíblia. E o pai não é aquele que só agrada o filho. O pai é também o que corrige, que disciplina, que ensina. Mas não por prazer de ver sofrer o filho, antes, o pai tem os olhos em quem ele quer que o filho se torne! Você já consegue descobrir, olhando para seus sofrimentos, o que Deus quer que você se torne?

O post 4 verdades bíblicas sobre o sofrimento que precisamos aprender nessa pandemia apareceu primeiro em Esboçando Ideias.

× Como posso te ajudar?